Então voltemos à nossa questão: O que é moda em Santa Tereza?
Esta pesquisa foi realizada em apenas uma visita, o que não seria suficiente para definirmos que o que as pessoas vestiam, de fato, seja a moda no bairro. No entanto, sabemos que Santa Tereza é um bairro que acolhe muitas tribos e que essas se reúnem em bares diversos. Alguns bares têm sua tribo específica, outros recebem um mix de pessoas. O que todas as pessoas que frequentam os bares de Santa Tereza têm em comum é mesmo tomar uma cerveja bem gelada ao lado dos amigos. O importante é o ambiente boêmio, aquele jeito e clima de barzinho que só Santa Tereza têm, em meio a casas antigas, chão de pedra e muitas árvores, e moradores antigos que podem ser vistos passeando pelo bairro a qualquer hora do dia.
Outra coisa importante: como estudante de Moda tenho a obrigação de dizer que, se por acaso uma pessoa qualquer em Santa Tereza não se encaixar nos padrões que veremos, isso não significa que ela está fora de moda. Talvez ela não seja freqüentadora do bairro, talvez tenha estilo próprio, ou ainda, talvez ela não queira assumir um estilo único e passeie por todos sem se prender. O que quero dizer é que “Estar na moda” é uma expressão que deveria morrer! Ela remete às pessoas o conceito de que moda é a roupa que se vende em massa, ou seja, comércio, enquanto eu prefiro acreditar que a moda é arte, comportamento e filosofia.
As pessoas entrevistadas estavam todas usando itens básicos, e assim prevalece em outros bares. O que muda muito é o tipo de acessório e calçado. Lá você pode encontrar uma pessoa de calça jeans e camisa branca com jaqueta de couro e all star, e outra pessoa, também de calça jeans e camisa branca, porém com sapatilha e xale. O mesmo vestido com cinto largo e cinto fino. Um look com pulseiras e brincos dourados, e o mesmo look com acessórios hippies. Algumas pessoas ousam mais no estilo, outras esquecem que estão saindo de casa e nem trocam suas roupas. Isso se deve exatamente ao aconchego do bairro, que recebe todo mundo de portas abertas e mistura todas as tribos do vestuário.
Santa Tereza não é um lugar para observar tendências atuais. É um bairro tradicional de Belo Horizonte, e os freqüentadores e moradores tendem a seguir razoavelmente a mesma linha básica, sem muitas extravagâncias, embora sejam exigentes, em sua maioria, com a qualidade do que vestem. Dentre as marcas preferidas estão Calvin Klein, Taco, Levis, Vide Bula, Hering, Colcci, Tommy, All Star, Adidas, Fórum, Ellus, Agatha, Saravá, Via Mia. As mulheres não fazem penteados elaborados e a maquiagem é bem simples e suave. O estilo encontrado é o Casual Básico, passando por Jeanswear e Sportswear.
Gostam de moda, mas não seguem tendências, preferindo peças básicas para montar um look. E arrasam!
Pessoas em Santa Tereza, No Marilton's Bar, dia 23/09:
Pessoas famosas com look que lembra Santa Tereza: