Moda: Uma Filosofia - Lars Svendsen
Como é de conhecimento da antropologia, as culturas antigas tinham um pensamento voltado para a sobrevivência. Sem muitas habilidades e equipamentos buscavam trabalhar em conjunto. Com o passar dos séculos, a Revolução Industrial trouxe a tecnologia para a produção, melhorando a maneira de viver, e com isso a humanidade começa a pensar mais em si, chegando a um pensamento moderno de autorrealização.
Somos todos
remetidos a nossos projetos individuais de autorrealização. Todos estão
preocupados com a autorrealização, mas muito poucos parecem refletir sobre que tipo
de eu deveria ser realizado. (SVENDSEN, 2010, p. 159).
A
autorrealização é algo importante e deve ser tratado de forma ética. Buscar a
si mesmo deve incluir absorver alguns valores da sociedade. Muitos se preocupam
somente com a estética e fazem dela um lugar cheio de si. Algumas pessoas do
mundo moderno se perdem em constantes mudanças tentando ser e manter uma
aparência que não é a sua em essência. O individualismo torna essas pessoas e esse comportamento vazios,
por que a identidade não se confirma somente com a moda vestida.
O
autor nos mostra que o individualismo surgiu devido ao pensamento de que somos
únicos e todos diferentes uns dos outros e salienta que esta construção “pode
voltar a desaparecer”, em “O indivíduo é uma construção social.” (SVENDSEN,
2010, p. 159).
Junto
com o individualismo encontramos o censo estético, que preza a beleza com maior
preocupação em relação à outros valores. Com a afirmação “o esteta é
semiconsciente de que está negando seu verdadeiro eu” (SVENDSEN, 2010, p. 173),
concluimos que a sociedade cria uma figura que tenta se fazer representativa na
sociedade dando mais importância à sua aparência do que ao seu conteúdo.
O
Individualismo e sua relação com a Moda já foi abordado na Revista Digital Moda
Palavra, sob o título MODA E SUBJETIVIDADE: CORPO, ROUPA E APARÊNCIA EM TEMPOS
LIGEIROS, por Maria Dolores de Brito Mota e na Revista Digital Univerciência, em
Verso e Reverso, Ano XXI - 2007/2 - Número 47.
Texto: Sarah Carvalho
SVENDSEN, Lars. A moda como um ideal na vida. IN: SVENDSEN, Lars. Moda uma filosofia. São Paulo: Zahar, 2010, p. 173