Debate "A Moda como Obra de Arte"

Para meus queridos leitores que aguardavam o feedback, estou aqui de novo. Aviso logo, quem não foi, perdeu!

A mesa era composta por Vanessa Moreira Salles - Filósofa, Ronaldo Fraga - Artista Plástico, Figurinista e Estilista e Gabriela Demarco - Artista Plástica e Estilista.

Crédito da foto: Elvira Matilde
Vanessa, Ronaldo, Gabriela

Ao serem questionados se Moda é Arte, vejam o que nossos amados responderam:

Gabriela disse que Moda e Arte possuem uma relação orgânica, que se juntam mas também se rejeitam, e que possuem suportes mútuos. Um usufrui do outro e ambos refletem e modificam um momento histórico.

Ronaldo respondeu que em alguns pontos de vista a Moda pode ser vista como Arte, mas não é possível generalizar esta afirmação à tudo que se diz moda.

Vanessa nos apresentou seu lindo e filosófico ponto de vista. Nos disse que o conceito de moda evoluiu e diferentes experiências nos deram autonomia de artistas. O trabalho de um artista depende somente de suas idéias, de suas formas de realizar, do seu fazer artístico e seu pensar. E assim também é a moda!

Bom, depois destas respostas, de uma pequena pausa silenciosa para reflexão e tomar notas, as outras perguntas vieram tentando buscar caminhos para seguir o tema, que já foi muito discutido nos anos 90, quando entrou em pauta, mas ainda dá traz um certo prazer em filosofar sobre ele.

Precisamos com urgência de textos que façam mais que a leitura / interpretação do que foi visto nas passarelas! Precisamos de mudar a forma de pensar, ler e consumir moda.

É necessário uma pausa, uma reflexão para verificarmos sobre os valores atuais pois estes não mais nos seduzem, não nos chamam a atenção enquanto consumidores. A indústria da roupa pode se manter, mas a indústria da moda precisa se renovar. 

É preciso também pensar em uma economia criativa e entender como os diversos sistemas funcionam, para verificarmos e discutirmos sobre as faltas e distâncias dentro do território Brasil.

Outro ponto importante discutido foi o desinteresse por nossa história. Precisamos buscar mais a nossa mineiridade, brasilidade, nossas obcessões, vivências, diversidades, artesanatos...

Temos uma vocação que não entendemos. Somos uma nação rica em elementos e histórias, mas nos perdemos no mercado importador.

A autoralidade e a expressão artística também ganharam um lugar nos moleskines, sob a forma de um tópico a mais para pensarmos.

Então, para encerrar esse momento reflexivo, as frases que mais gostei e os nomes indicados por cada um destes amores:

Vanessa: "Moda e arte são fundamentos para sermos mais felizes...". Sugestões de Inspiração: Flávio de Carvalho.

Ronaldo: "A moda é uma interpretação antropofágica." Sugestões de Inspiração: Yohji Yamamoto, Comme Des Garcons e Issey Miyake.

Gabriela: "Para cada criação uma história. Uma desconstrução a cada estação." Sugestões de Inspiração: obras de Klint, Mondrian e Hélio Oiticica.



  Eu, Ronaldo Fraga e minha amiga Poli.

 

Postagens mais visitadas

Que dia é hoje?