Pop Art no Brasil


A década de 60 teve forte movimentação política, cultural e tecnológica. Houve uma mudança comportamental dando origem a vários movimentos como o feminista, os hippies, movimento a favor de negros e homossexuais e contrários às guerras, inspirando vários artistas a tomarem novas formas como forma de manifestação. Vejamos os principais acontecimentos:

Esportes: Em 1962, é realizada a Copa do Mundo de Futebol no Chile. O Brasil torna-se bi campeão mundial.

Ciência e Tecnologia: Em abril de 1960, os Estados Unidos lançam o primeiro satélite meteorológico; Em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a entrar no espaço; O homem chega à Lua em 20 de julho de 1969, através da missão Apollo 11.


Comunicações: Em 1 de maio de 1963, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.

Guerras e Conflitos: Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim; Final da década de 1960: aumentam os protestos nos Estados Unidos e no mundo contra a Guerra do Vietnã


Cultura e Arte: Em abril de 1968, é lançado um grande sucesso do cinema: 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick; Inauguração do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 7 de novembro de 1968.

Política: Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília; Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros é eleito presidente do Brasil. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia; Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado; Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil  tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil; Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King. 


Música: Janis Joplin é o símbolo do movimento de contracultura e surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, já nos primeiros anos da década; Em 1962 surgem os Beatles; Em 1963 surge o Clube da Esquina; Em 1965 surge o programa Jovem Guarda gerando o movimento com o mesmo nome e a MPB; Em 1967 surge o Movimento Tropicália; Em 1969 ocorre o Festival de Woodstock.


 
Então surge a pop art. A matéria prima utilizada são objetos do dia a dia e da cultura de massa. Não há a preocupação com a banalidade nem com a identidade nacional. O diálogo da arte é com os Estados Unidos, e os novos métodos permitem a contestação através desta arte, com certa intervenção no cenário político. O regime da ditadura estava sendo contestado. A pop art influenciou questionamentos e experimentações estéticas, como utilização de embalagens, quadrinhos, fotografias de jornal. Ao mesmo tempo em que produzia uma crítica, apoiava o consumo e a necessidade daqueles produtos. Muitas vezes aproximou a arte das massas, tornando o que era brega em algo novo e refinado.

A mostra 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú, acontece desde o dia 5 de julho e vai até domingo, 25 de setembro. Um dos módulos desta exposição era a Contestação Pop, de onde escolhemos 5 artistas e suas obras para estudarmos. São eles:

 
 


Postagens mais visitadas

Que dia é hoje?