Claes Oldenburg


Claes Oldenburg, segundo o site Get Pop Art, nasceu em 1929 em Estocolmo, filho do cônsul geral da Suécia. Chegou a Chicago em 1936. Após terminar seus estudos na Universidade de Yale, New Haven, começou a trabalhar como repórter. Em 1952 frequentou um curso no Instituto de arte de Chicago. Publicou desenhos em várias revistas e começou a pintar retratos influenciados pelo Expressionismo abstrato. Em 1958-59, ele organizou suas primeiras esculturas neo-dadaístas de gesso e lixo, embebido em cores. Nesta época, começou a fazer réplicas de alimentos, como hambúrgueres, sorvetes e bolos, preparando o terreno para as suas esculturas.
Vejamos algumas exposições e obras que foram citadas no site Get Pop Art:

1964 Bienal de Veneza.
1968 Bienal de Veneza.
1968 Documenta "4", Kassel.
1969 Museu de Arte Moderna, Nova York: retrospectiva de seus projetos, documentos e esboços.
1970 Retrospectiva por Stedelijk Museum, Amsterdam.
Desde 1976, colaborou em projectos de grande envergadura com Coosje van Bruggen, quem se casou em 1977.
1972 Documenta "5", Kassel.
1972 Organizou seu Museu de Mouse.
1977 Documenta "6", Kassel.
1977 Retrospectiva pelo Moderna Museet, Estocolmo e Kunsthalle Tübingen.
1979 Museu de Rato / ala Ray Gun foi organizada em Ludwig, Colónia.
1982 Documenta "7", Kassel.
1983 Escultura de uma escova de dentes para o Museu Haus Esters, Krefeld.
1984 Propostas para o projeto grande o curso da faca para Veneza, que então foi mostrada em colaboração com o arquiteto Frank O'Gehry acompanhados por performances que tomou parte em si mesmo. Ele então passou a colaborar com Gehry em outros projetos relacionados à arquitetura, por exemplo, em Boston e Los Angeles.
1989 o Museu de Lehmbruck Wilhelm, Duisburg, organizou a exposição Claes Oldenburg - Coosje van Bruggen, A garrafa de notas e algumas viagens.

Segundo Hiromoto (2004), Oldenburg criou com suas esculturas moles, uma nova arte importando somente compreender e modificar o efeito. “Os objetos receberiam um novo sentido, eram gerados novos elementos...”. Com esse desligamento do conceito de arte, chamou atenção do público para os aspectos físicos de sua obra, como tamanho, cor, textura.

 
 
 
 
 

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