Claes Oldenburg
Claes Oldenburg, segundo o site Get Pop Art, nasceu em 1929 em Estocolmo, filho do cônsul geral da Suécia. Chegou a Chicago
em 1936. Após terminar seus estudos na Universidade de Yale, New Haven, começou
a trabalhar como repórter. Em 1952 frequentou um curso no Instituto de arte de
Chicago. Publicou desenhos em várias revistas e começou a pintar retratos
influenciados pelo Expressionismo abstrato. Em 1958-59, ele organizou suas
primeiras esculturas neo-dadaístas de gesso e lixo, embebido em cores. Nesta
época, começou a fazer réplicas de alimentos, como hambúrgueres, sorvetes e
bolos, preparando o terreno para as suas esculturas.
Vejamos algumas exposições e obras que foram
citadas no site Get Pop Art:
1964
Bienal de Veneza.
1968
Bienal de Veneza.
1968
Documenta "4", Kassel.
1969
Museu de Arte Moderna, Nova York: retrospectiva de seus projetos, documentos e
esboços.
1970
Retrospectiva por Stedelijk Museum, Amsterdam.
Desde
1976, colaborou em projectos de grande envergadura com Coosje van Bruggen, quem
se casou em 1977.
1972
Documenta "5", Kassel.
1972
Organizou seu Museu de Mouse.
1977
Documenta "6", Kassel.
1977
Retrospectiva pelo Moderna Museet, Estocolmo e Kunsthalle Tübingen.
1979
Museu de Rato / ala Ray Gun foi organizada em Ludwig, Colónia.
1982
Documenta "7", Kassel.
1983
Escultura de uma escova de dentes para o Museu Haus Esters, Krefeld.
1984
Propostas para o projeto grande o curso da faca para Veneza, que então foi
mostrada em colaboração com o arquiteto Frank O'Gehry acompanhados por
performances que tomou parte em si mesmo. Ele então passou a colaborar com
Gehry em outros projetos relacionados à arquitetura, por exemplo, em Boston e
Los Angeles.
1989
o Museu de Lehmbruck Wilhelm, Duisburg, organizou a exposição Claes Oldenburg -
Coosje van Bruggen, A garrafa de notas e algumas viagens.
Segundo Hiromoto
(2004), Oldenburg criou com suas esculturas moles, uma nova arte importando
somente compreender e modificar o efeito. “Os objetos receberiam um novo
sentido, eram gerados novos elementos...”. Com esse desligamento do conceito de
arte, chamou atenção do público para os aspectos físicos de sua obra, como
tamanho, cor, textura.
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