Carnaval

Nunca gostei das festas de carnaval... Quando era mais nova gostava de encontrar minhas amiguinhas e brincar, e quando era moça nova saía para ver os rapazes bonitos. Mas sambar nos bailes ou andar atrás de trio elétrico nunca foi a minha praia. Principalmente porque o carnaval desbanca meu aniversário quase todo ano: acontece uma semana antes, depois, ou pior, durante meu niver! Aí as pessoas nunca aparecem nas minhas festas e comemorações! 

Prefiro assistir MTV o dia todo ou ficar em casa com minhas amigas curtindo o bom e velho rock and roll.


Bom, o carnaval começou bem antes de mim... Na Roma antiga haviam as celebrações do pão e da fornalha, que celebrava a primavera e o renascer da natureza, celebrando os grãos, chamada Fornacalia. Inicialmente era uma festa religiosa, mas o caminhar do Império Romano levou a celebração a perder seu fundamento e virar apenas orgias regadas à muita comida e vinho. Os Gregos também cultuavam Deuses pela fertilidade do solo. Haviam brincadeiras, fantasias, e todos saiam às ruas.


O carnaval foi oficializado ao ser instituído pela Igreja Católica em 590 d.C., para anteceder a quaresma e a semana santa, despedindo-se da carne e seus prazeres ("carnis" é carne e "vales" é prazeres). A partir do Renascimento os bailes incluiram as máscaras e as ricas fantasias.

O carnaval foi popularizado no século XIX, principalmente por Paris, que inspirou outras cidades ao redor do mundo.
Datam dessa época três grandes personagens do Carnaval. A Colombina, o Pierrô e o Arlequim tem origem na Comédia Italiana, companhia de atores que se instalou na França pra difundir a Commedia dell'Arte. O Pierrô é uma figura ingênua, sentimental e romântica. É apaixonado pela Colombina, que era uma caricatura das antigas criadas de quarto, sedutoras e volúveis. Mas ela é a amante de Arlequim, rival do Pierrô, que representa o palhaço farsante e cômico. Fonte: http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/57HistCarn.htm

 Dior Outono/Inverno 2011

 Arlequim-Picasso Dior 60 anos

 Neon Outono/Inverno 2011

Postagens mais visitadas

Que dia é hoje?