Gobelin
Gobelin pode ser um ponto utilizado quando se deseja uma execução mais delicada de um bordado, aplicado em painéis ou quadros em meio ponto de ponto cruz.
É também uma técnica que consiste na confecção artesanal de um tecido formado pelo cruzamento de duas estruturas de fios obtidos de fibras como lã ou algodão, com desenho Jacquard onde os fios de urdume deixam aparecer a trama mais clara ou mais escura provocando um efeito glacê.
Masp "O Caçador Descansando" Inspiração em temas brasileiros,
presenteada a Luiz XIV, por Joan Mauritz van Nassau- Siegen
(Maurício de Nassau), governador do Brasil holandês (1637-44),
e por isso chamado "o americano".
(Maurício de Nassau), governador do Brasil holandês (1637-44),
e por isso chamado "o americano".
A primeira
manufatura real de tapeçaria foi criada em 1539 em Fontainebleau por Francisco
I. A França, naquela época, destacou-se na produção de tapeçaria e em 1662,
Jean-Baptiste Colbert que era ministro de Luis XIV, adquire as propriedades do
bairro de Saint Marcel em Paris para a Casa Real, fazendo com que todas as
tecelagens distanciadas e com baixa produtividade se reunissem, dando origem em
1667 Manufatura Real de Móveis e Tapetes da Coroa, que fica conhecida como
Manufatura dos Gobelins. Além de tecelões o grupo contava ainda com gravadores,
marceneiros e joalheiros, sob a direção de Charles Le Brun, pintor. Houve em
1687 e 1688 tapeçarias baseadas em pinturas brasileiras, conhecidas como
Tapeçaria das Índias. Devido as dificuldades financeiras daquela época, a
fábrica foi forçada a fechar em 1694, reabrindo em 1699, mas apenas para a
produção de tapeçarias.
A Dama a Licorna - Museù de Cluny
As
tapeçarias tecidas nos Gobelins eram as melhores produzidas na Europa em 1600 a
1700. Desenhos foram escolhidos a partir de pintores importantes como Le Brun,
Jean-Baptiste Oudry, Coypel Charles e François Boucher. Os tecelões
especializados eram pagos de acordo com a dificuldade do trabalho, e quando
eles aproximavam os desenhos da cabeça e tons de pele, recebiam os salários
mais altos.
Durante
o reinado de Luís XIV os assuntos eram mais leves e frívolos. A inovação mais importante do
século XVIII nessas tapeçarias foi a adição de alentours (fronteiras). Esses quadros
de largura representado flores e dispositivos arquitetônicos em torno de uma
cena central. Essa tapeçarias também imitou os efeitos da pintura, e centenas de
novos corantes foram desenvolvidas para criar uma gama de efeitos. Infelizmente, a devastação da luz já destruiu a maior parte desses efeitos
sutis.
A exposição Tesouros revelados, quatro séculos de criações,
inaugurada na reabertura da Galeria de Gobelins,
pode ser vista até 30 de setembro de 2007.
Fonte: http://www.rfi.fr/actubr/articles/089/article_10793.asp
pode ser vista até 30 de setembro de 2007.
Fonte: http://www.rfi.fr/actubr/articles/089/article_10793.asp