Lei Rouanet e Moda

Tá sabendo que vai rolar muita grana para estilistas incentivarem a imagem de moda brasileira?
Sabia que isso pode trazer consequências para o mercado e produção, ou não?
Não?

Bom, a Lei Rouanet é a Lei de Incentivo à Cultura. Ela permite que pessoas físicas e empresas repassem parte do imposto de renda para o projeto aprovado.

 Manifestação em 2012

A aprovação desses projetos trazem para a superfície o cunho cultural que a moda brasileira têm, fazendo com ela seja vista lá fora.

Mas será que aqui no Brasil será vista como algo maior e mais complexo do que vestir roupa Y da loja X?

A comunidade envolvida no setor da moda, precisa de ser vista de forma mais séria. Boa parte da cadeia de mão de obra está marginalizada simplesmente porquê a maior parte das pessoas fingem não ver sua existência, renegando sua importância.

Em contrapartida, um dos estilistas beneficiados com 2 milhões e mais uns trocados, não estudou aqui e não produz para o mercado que existe no Brasil.

Então qual seria essa brasilidade?

Reconheço o mérito dos estilistas que serão beneficiados no desempenho de suas atribuições, claro! Mas agora vamos esperar que eles tenham o compromisso social de refazer não só a imagem, e sim, também tentar modificar a estrutura interna do setor, tanto do ponto de vista, quanto das práticas, no país.

Sabemos que profissionais e empresas dos diversos setores continuam sem reconhecimento, sem incentivo, trabalhando na obscuridade, fechando as portas ou acorrentados às cadeiras.

Até que ponto queremos ser vistos lá fora?
Isso vai trazer algum benefício futuramente para as tecelagens, ateliês, facções, empresas de beneficiamento de tecidos, confecções, grifes verdadeiramente "nativas", lojas e trabalhadores do setor?
Será que o povo brasileiro vai mudar sua consciência a respeito das marcas, preferindo nossa brasilidade à estrangeirismos? 

São esses os pontos que estão gerando polêmica e indagações agora, e se queremos entrar para a história que a moda constrói devemos primeiramente fortificar nossa base.

Manifestação em 2012

E é muito importante que as pessoas que permeiam o mundo da moda discutam sobre isso.

Há dois meses tivemos as Jornadas de Junho, onde pudemos comprovar a insatisfação de diversos setores e grupos sociais.

Postagens mais visitadas

Que dia é hoje?